Comissão do Senado visita Lula e reafirma inocência do ex-presidente

PACTU

Comissão do Senado visita Lula e reafirma inocência do ex-presidente

Cinco senadores de uma Comissão suprapartidária estiveram nesta terça-feira (17) nas dependências da Polícia Federal, em Curitiba, verificando as condições em que Lula é mantido como preso político.

Os senadores Tião Vianna (PT-AC), Renan Calheiros (MDB-AL), Roberto Requião (MDB-PR), Edison Lobão (MDB-MA) e Armando Monteiro (PTB-PE) reafirmaram a condição de preso político do ex-presidente Lula nesta terça-feira (17). Os cinco senadores estiveram na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, para verificarem as condições físicas e emocionais em que Lula se mantém.

O senador Roberto Requião explicou que foi a Comissão do Senado de Constituição e Justiça que decidiu, por votação de seus membros, verificar as condições do ex-presidente na sede da PF.

“Lula se mantém ‘inquebrantável’ e acreditando que suas apelações à Justiça de que é inocente serão provadas”, disse Requião, que também visitou os demais presos mantidos no local junto dos senadores.

Outro senador que tem a convicção de que o ex-presidente é inocente é Tião Vianna (PT-AC), autor do requerimento da visita oficial da Comissão. “Lula clama por justiça, sem concessões. Ele quer um julgamento justo em respeito à sua história e a do povo brasileiro”, afirmou o senador petista.

Segundo o senador Renan Calheiros, Lula continua convicto de sua inocência e se mantém animado para provar que sua prisão é injusta e política.

“Eu acredito que ele irá provar que a sua condenação em 1ª instância foi estapafúrdia e por convicção e a decisão do TRF4 foi apressada. Tudo isso transforma a prisão dele em prisão política e, por isso, ele cresce nas pesquisas eleitorais à presidência da República, sobretudo no Nordeste”, disse Calheiros.

"Mais do que nunca, um preso político”, enfatizou o senador, ao dizer que apoia a candidatura de Lula pela convicção de sua inocência.

Para o senador de Alagoas, a antecipação da execução da pena ao ex-presidente conflita com a Constituição e a democracia.

“Viemos aqui em solidariedade pelo que Lula representa para o país e para cobrarmos que esse processo siga o rito da legalidade”, finalizou o senador de Alagoas.

Já Edison Lobão disse que Lula “escolheu o caminho dessa prisão para manter a sua dignidade”.

“Até que provem que ele é culpado, Lula é inocente. Ele tem a convicção de que sairá limpo como sempre foi a sua vida”, disse o senador do Maranhão.

Fonte: CUT Brasil

Deixar comentário

Matérias relacionadas