Sindicato de Umuarama protesta contra fechamento de agência do Itaú

Umuarama/PR

Sindicato de Umuarama protesta contra fechamento de agência do Itaú

Nesta quarta, 05/06, o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região realizou um protesto na agência do banco Itaú de São Jorge do Patrocínio. O motivo é o anúncio do banco de que o dia 06/06 será o último dia do funcionamento daquela agência. Durante o protesto, foram distribuídos panfletos para clientes e usuários e nos estabelecimentos comerciais localizados nas proximidades.

O Itaú é a única agência bancária da cidade. Com o encerramento das atividades, a população do município de São Jorge do Patrocínio poderá contar somente com uma cooperativa de crédito e postos de atendimento do Banco do Brasil e Bradesco.

Wilson de Souza, coordenador do Sindicato, discursou para os clientes que aguardavam a abertura do banco: “O Itaú é o banco com o maior lucro do país e, por isso, é injustificável o fechamento dessa agência. Além disso, se por um lado comemoramos a transferência e a manutenção dos empregos dos dois funcionários do banco, lamentamos muito saber que os dois vigilantes e a zeladora da agência serão demitidos e ficarão desempregados”, concluiu Wilson.

Ainda segundo o coordenador do Sindicato, o Itaú já anunciou o fechamento de 86 agências em 2019 e, embora negue, corre na imprensa a informação de que o banco fechará até 400 agência até o final de 2020.

Além de Wilson, participaram da atividade os dirigentes Ana Paula Lorini, Reinaldo Henriques Fernandes e Edilson José Gabriel.

Leia abaixo a íntegra do panfleto distribuído durante a manifest6ação:

 

Itaú abandona São Jorge do Patrocínio

A partir de 07/06, o município de São Jorge do Patrocínio será mais um município abandonado pelo banco Itaú, assim como já foram abandonados dezenas de municípios do Paraná e de vários outros estados do Brasil.

O banco Itaú desconhece as palavras “responsabilidade social”, “pequenas comunidades”, “distribuição de renda”. O banco Itaú sabe conjugar muito bem as palavras: “lucros exorbitantes”, “metas abusivas”, “assédio moral” e “demissões”, entre outras. Todas elas pouco nobres para o banco mais rico e lucrativo do Brasil.

Em 2018, o Itaú apresentou um lucro recorde de mais de R$ 25 bilhões. Porém, o banco anunciou que, até o final de 2020, serão fechadas mais de 400 agências em todo o país. Milhares de clientes e usuários de pequenos municípios e da periferia das regiões metropolitanas ficarão sem atendimento bancário. Algo inaceitável, se considerarmos que o Itaú é uma das empresas com maior lucro no país.

O Itaú certamente não foi feito para você. Foi feito apenas para a meia dúzia de bilionários que estão no comando. E que não ligam a mínima para o povo brasileiro.

 

Fonte: Seeb Umuarama

Deixar comentário

Matérias relacionadas