Pactu participou de Seminários sobre Organização Sindical e Democracia

PACTU

Pactu participou de Seminários sobre Organização Sindical e Democracia
Solenidade de abertura do Seminário promovido pela Fetec-CUT/PR

A Fetec-CUT/PR - Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Paraná - realizou, nos dias 21 e 22/08, em Curitiba, o Seminário sobre Organização Sindical e Democracia. Dirigentes sindicais de todos os dez sindicatos filiados à Fetec estiveram presentes, incluindo 15 representantes dos sindicatos do Pactu.

No primeiro dia, o Seminário contou com palestra de Clemente Ganz Lucio,coordenador técnico nacional do Dieese (Departamente Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos), que abordou a iminência de drásticas mudanças na legislação sindical brasileira. Segundo Clemente, os sindicatos e dirigentes sindicais devem se preparar para um modelo de organização dos trabalhadores completamente diferente do existente.

No segundo dia, o Seminário contou com a assessoria dos advogados Jefferson Martiins de Oliveira, da Contraf-CUT (Confederação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro) e Ricardo Nunes de Mendonça, do Escritório Declatra, de Curitiba. Eles abordaram a Medida Provisória 881 e seus impactos sobre a categoria bancária e os direitos sociais e trabalhistas de todos os trabalhadores.

Sandra Regina Homeniuk, coordenadora do Pactu e diretora do Sindicato dos Bancários de Guarapuava, avaliou que "o Seminário abordou dois temas importantíssimos para os bancários. O movimento sindical bancário é um dos mais fortes e organizados e fortes do país e esta organização e força estão sendo ameaçados por uma proposta de legislação que fragmenta e fragiliza os sindicatos". Em relação a MP 881, Sandra afirmou: "trata-se de uma agressão à Constituição Federal e aos direitos dos trabalhadores que precisa ser rechaçada e combatida".

Fonte: Pactu

Deixar comentário

Matérias relacionadas