Sindicatos do Pactu se reúnem para discutir ações solidárias
PACTU
Os sindicatos que representam a categoria bancária vivem uma nova realidade. A adesão de dezenas de dirigentes sindicais aos PDVs (Programa de Demissão Voluntária) dos bancos Itaú e Bradesco, e a iminência da vigência de um Acordo com a Fenaban que reduz o número de dirigentes detentores da Frequência Livre, estão afetando o cotidiano das entidades em todo o país.
No dia 04/10, foi realizada em Toledo uma reunião dos Sindicatos do Pactu (Paranavaí, Campo Mourão, Toledo, Umuarama e Guarapuava) para discutir este novo cenário. O principal objetivo foi verificar o impacto da redução do número de dirigentes em cada um dos Sindicatos e discutir ações solidárias entre as entidades. A reunião foi convocada pela Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) e foi realizada na sede do Sintrafi Toledo.
Ao final da reunião, foi deliberado que os sindicatos que tiveram redução do número de dirigentes apresentarão suas demandas e necessidades à Fetec e aos demais sindicatos dos Pactu, que avaliarão o tipo de apoio que poderá ser prestado.
Nivalda Sguissardi, dirigente do Sindicato de Campo Mourão e nova coordenadora do Pactu, lembrou: “o Pactu surgiu há mais de vinte anos, com a unificação dos jornais dos sindicatos e a realização de ações conjuntas. Portanto, a solidariedade sempre foi uma prática dos cinco sindicatos e o auxílio às entidades que necessitarem não será nenhuma dificuldade”, concluiu.
Deixar comentário