Black Friday ou “Black Fraude”?

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Black Friday ou “Black Fraude”?

Esse ano, a Black Friday acontecerá no dia 29 de novembro. 21% dos empresários do varejo e de serviços brasileiros planejam aderir à data.

Desde o ano de 2010, os empresários brasileiros aderiram à Black Friday. O evento ocorre anualmente nos Estados Unidos no sábado seguinte ao Dia de Ação de Graças. Nessa data, os comerciantes vendem seus produtos com grandes descontos, o que gera ansiedade e cenas assustadoras de pessoas na disputa por uma TV.

A China também criou sua Black Friday. Buscando os consumidores ávidos por ofertas, o dia 11 de novembro foi escolhido pelos empresários asiáticos para gerar descontos em sites varejistas que vendem em todo o mundo. Este ano, os descontos não foram tão grandes, porém, foi possível aproveitar algumas ofertas.

Nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, acontece a 10ª edição da Black Friday no Brasil. A expectativa do comércio é grande, pois a data se consolida como uma das mais importantes para o varejo.

No entanto, o consumidor brasileiro está mais atento. Uma pesquisa mostra que houve um aumento entre os que vão avaliar as ofertas antes de fechar negócio; metade tem intenção de participar do evento este ano. Gasto médio estimado por pessoa é de R$ 1.132.

Rina Pereira, gerente geral do Ibmec Brasília (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), fala sobre os cuidados que o consumidor deve ter na hora de comprar na Black Friday. Para ela, é importante – antes de tudo – que o consumidor tenha a certeza  de que o que está comprando é algo realmente necessário e não simplesmente por um impulso. E entre os maiores cuidados que deve ter é verificar, no caso de compra on line, se o site é de confiança bem como o prazo de entrega do produto.

E, se for presencial, se o consumidor não está comprando o produto com a metade do dobro do preço.

Veja as dicas:

Quais são os cuidados que o consumidor deve ter na Black Friday?

Rina – Os cuidados que os consumidores devem ter, em primeiro lugar, é saber se está comprando algo que é realmente pertinente, necessário, e não simplesmente por um impulso. E o segundo – e esse é o maior cuidado – verificar, se for compra on line, se o site é de confiança ou verificar o prazo de entrega.

Se for presencial, o consumidor deve estar atento se  não está comprando com a metade do dobro (do preço). Algumas lojas, infelizmente, não sabem como dar esse desconto, então eles  aumentam os preços e dão o desconto, falando que tem (o desconto) e, na verdade, é o o preço que estavam praticando há dois, três meses atrás.  

Existe algum canal que o consumidor possa recorrer antes de fazer a compra?

Rina – Existem vários canais que o consumidor pode recorrer. Há um canal que foi criado pelo governo federal: consumidor.gov.br

Você  consegue olhar lojas físicas e on line. Há também o reclame aqui. Eles olham, acompanham durante 24 horas. Eles recebem as reclamações e colocam os indicadores das melhores empresas.

O consumidor.gov é muito bom pois você pode olhar se o site (de compra)  realmente existe, além de consultar o CNPJ da loja na Receita Federal. 

Quais são os tipos mais frequentes de problemas que o consumidor encontra?

Rina – São preços errados e as entregas, pois às vezes combinam um frete e é outro, com  o dobro do preço. 

Um outro problema que a gente tem é o prazo de entrega e isso é bem complicado. A gente tem que monitorar sim, com antecedência, os valores que às vezes são colocados, como letras miúdas, e quando você olha, estão cobrando somente 20% do produto. Desconfie, porque geralmente tem uma pegadinha. Eles aumentam o valor do frete e isso é bem complicado.

Outra coisa que acho importante é estar atento  se tem devolução ou não. A gente tem o Procon, onde o consumidor tem até sete dias de arrependimento da compra. E isso é importante. Mas olhe no site se isso está previsto, mesmo  se não estiver, você tem esse direito.

E também é muito importante que o consumidor veja o número de prestações, cartões que são aceitos, se por boleto tem um preço, se cartão é outro. Então, são várias coisas que temos que atentar para a Black Friday.

Fonte: Site Reconta Aí

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