Dirigente do Sindicato de Umuarama participa de curso sobre Sindicalismo Internacional
Umuarama/PR
A Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) está realizando, em São Paulo, o segundo módulo do curso OIT e Sindicalismo Internacional. OIT é a sigla para Organização Internacional do Trabalho, órgão tripartite do Sistema ONU que reúne governos, trabalhadores e empresários para a discussão da regulação do trabalho em todo o mundo. O curso teve início nesta terça, 10/12 e segue até esta quinta, 12/12. A atividade está sendo realizada na Escola de Ciências do Trabalho do Dieese, parceira da Contraf na realização do curso, que ainda contará com um terceiro módulo, que acontecerá no início de 2020.
Um dos participantes do curso, que reúne dirigentes sindicais bancários de todo o país, é Edilson José Gabriel, diretor de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários de Umuarama Assis Chateaubriand.
Segundo Edilson, os organismos internacionais, como OIT, ONU e OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) disponibilizam instrumentos para que os povos e/ou instituições apresentem queixas contra países e multinacionais quando há comprovado descumprimento de convenções internacionais sobre direitos humanos e trabalhistas. “O objetivo do curso é capacitar sindicatos e dirigentes para a utilização destes instrumentos como ferramentas na luta pela proteção dos direitos dos bancários do Brasil. Isso é necessário, na medida em que sabemos que as principais empresas de nosso ramo, hoje, tem atuação internacional”, disse o dirigente.
Deixar comentário