Empregados da Caixa realizam nesta terça-feira Dia de Defesa dos Bancos Públicos e dos Direitos

PACTU

Empregados da Caixa realizam nesta terça-feira Dia de Defesa dos Bancos Públicos e dos Direitos
Manifestações integram calendário unificado de luta com os trabalhadores do BB. Haverá consultas e reuniões com os bancários nas agências, para intensificar as ações do movimento nacional da categoria contra a reestruturação imposta pelo governo

Brasil afora, e como parte de um calendário unificado de luta, trabalhadores da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil realizam nesta terça-feira (10) manifestações nas agências das duas maiores instituições financeiras públicas do país. As mobilizações marcam o Dia de Defesa dos Bancos Públicos e dos Direitos e incluem consultas e reuniões com os bancários. O objetivo é intensificar, em todo o país, as ações do movimento nacional da categoria contra a reestruturação imposta pelo atual governo, ao mesmo tempo que haverá protesto contra eventuais privatizações de áreas estratégicas e rentáveis dos bancos públicos. Em Brasília (DF), o ato ocorrerá na Matriz 1, às 12h.

No caso da Caixa, o calendário de mobilizações está sendo orientado pela Comissão Executiva dos Empregados. Segundo Dionísio Reis, que coordena a CEE/Caixa e é diretor da Região Sudeste da Fenae, as manifestações começam com visitas a locais de trabalho. Ele lembra que as entidades representativas irão priorizar as áreas onde vêm ocorrendo casos de descomissionamentos sumários e de transferências arbitrárias de empregados. “Na Caixa, o Dia de Defesa dos Bancos Públicos e dos Direitos visa impedir que as mudanças planejadas pela gestão Pedro Guimarães comprometam a qualidade de atendimento à população e as condições de trabalho dos empregados”, declara.

Cartilhas destacam Caixa pública e luta dos empregados

Para reforçar as mobilizações do Dia de Defesa dos Bancos Públicos e dos Direitos, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) disponibilizam três cartilhas que destacam a importância da Caixa 100% pública e a luta pelos direitos dos empregados, além de uma Funcef sob o controle dos participantes.

Um dos materiais é o #LUTASeCONQUISTAS, que conta a história de mobilizações pelos direitos dos empregados. Há também a cartilha #ACAIXAÉTODASUA, que destaca o papel social do banco público e a sua importância para a população. Outro material disponível é o #Lutas e Conquistas na FUNCEF E PREVIDÊNCIA, que defende a necessidade de o fundo de pensão dos empregados da Caixa ser gerido pelos próprios participantes, que são seus verdadeiros donos. 

Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, reitera que as cartilhas são importantes ferramentas na luta em defesa da Caixa 100% pública, do seu papel social e dos direitos dos empregados. “É vital que os trabalhadores se apropriem dos dados apresentados nos materiais e colaborem no debate com a sociedade, pois a Caixa é um patrimônio do povo brasileiro e atua como instrumento fundamental para o desenvolvimento do país”, completa.

Nos sites da Fenae e da Contraf/CUT, o acesso às três cartilhas estará liberado a partir desta segunda-feira, dia 9 de março. O material disponibilizado é a prova de que os empregados da Caixa estão mobilizados em defesa do patrimônio do povo brasileiro e da soberania nacional.

Acesse todas as publicações da Fenae: https://www.fenae.org.br/portal/fenae-portal/publicacoes-especiais/

Fonte: FENAE

Deixar comentário

Matérias relacionadas