Sindicatos do Pactu participaram Da 22ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná
PACTU
Neste sábado, 04/07, foi realizada a 22ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná, por meio de videoconferência. O evento foi realizado pela Fetec-CUT/PR (Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Crédito do Paraná) e contou com a participação de delegados e delegadas representantes dos dez sindicatos filiados à entidade, incluindo os cinco sindicatos do Pactu: Paranavaí, Campo Mourão, Toledo, Umuarama e Guarapuava.
A Conferência teve o objetivo de discutir propostas para a pauta de reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários de 2020, além de eleger delegados e delegadas que representarão o Paraná na Conferência Nacional dos Bancários, nos dias 18 e 19/07, que também será realizada por videoconferência.
O debate das propostas foi precedido por duas palestras que contribuíram para a compreensão da conjuntura em que se darão as negociações para a renovação da Convenção e dos Acordos Coletivos dos bancários, neste ano.
Na primeira delas, Fausto Augusto Junior, coordenador técnico nacional do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), abordou o futuro do trabalho e do sindicalismo no pós-pandemia do coronavírus. Fausto abordou os novos perfis dos trabalhadores e as novas modalidades de trabalho. “O movimento sindical precisa se preparar para um novo tipo de organização e de representação dos interesses da classe trabalhadora”, afirmou.
O segundo conferencista, Roberto Baggio, um dos coordenadores nacionais do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), fez uma análise da crise internacional do capitalismo e das crises econômica e política do Brasil de Bolsonaro. Baggio afirmou que as elites econômicas e política do país ainda não se decidiram pelo impeachment do presidente. Em sua opinião, isso acontece porque os ricos querem a implementação da agenda ultraliberal de Paulo Guedes, com privatização de empresas e serviços públicos e redução do papel do Estado.
Entre as propostas aprovadas, um vasto rol de reivindicações para garantir as condições de trabalho dos bancários e bancários deslocados para o home office e prioridade para a manutenção e ampliação dos direitos conquistados ao longo dos últimos anos.
Wendrel, coordenador dos sindicatos do Pactu, fez uma avaliação muito positiva do evento. “A pandemia da covid-19 impôs a realização dos eventos preparatórios para Campanha Nacional por meio de videoconferências. Isto não diminuiu a qualidade de nossos debates nem a nossa capacidade de formular as reivindicações que refletem os desejos e necessidades de nossa categoria. O próximo passo é garantir e ampliar nossos direitos durante o processo de negociação”, concluiu o dirigente.
Representarão os sindicatos do Pactu na Conferência Nacional: Wendrel Minare Vieira (Paranavaí), Leonice Cazarin Mattos Silva (Campo Mourão), Zelário Bremm (Toledo), Wilson de Souza (Umuarama) e Sandro José Zanona (Guarapuava).
Clique aqui e veja imagens da participação online dos delegados e delegados do Pactu.
Deixar comentário