Votação do Fundeb no Senado será realizada nesta quinta (20), às 17h

PACTU

Votação do Fundeb no Senado será realizada nesta quinta (20), às 17h

CNTE convoca mobilização para que os senadores aprovem a PEC integralmente, como etá o texto aprovado na Câmara, sem qualquer tipo de destaque

A votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 26/2020 está marcada para esta quinta-feira (20) às 17h, no Senado. Esta é mais uma etapa da luta pela aprovação do texto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que torna o fundo permanente e com mais recursos da União, como foi aprovado na Câmara dos Deputados.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) pede aos senadores que essa PEC seja aprovada integralmente sem qualquer tipo de destaque.

No entanto, o senador Carlos Viana (PSD-MG) apresentou uma emenda para que os recursos do Novo Fundeb e do salário-educação sejam usados para pagamentos de aposentados e pensões.

O Superior Tribunal Federal (STF) já declarou inconstitucionalidade da destinação dos recursos da educação pública para pagamento de inativos (Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI nº 579).

Outro senador, Lasier Martins (Podemos/RS), também apresentou emenda que abre brechas para que os recursos públicos possam ser destinados para instituições privadas, o que descaracteriza o propósito do fundo, voltado pra educação pública. Por tudo isso, a CNTE está reforçando, na mobilização, para que os senadores retirem os destaques.

As emendas alteram o texto aprovado pelos deputados e, se forem aprovadas, a PEC tem de voltar para votação na Câmara.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Heleno Araújo, os senadores estão manobrando para atrasar a utilização dos recursos e, mais do que nunca, a mobilização tem de ser maior do que a que foi feita sobre os deputados. Veja a seguir a programação da mobilização de hoje e participe:

> 10h - Tuitaço #AprovaFundeb (acesse o material de divulgação)
> 12h -  Comentaço nos perfis dos senadores (acesse os perfis dos senadores)
> 17h -  Início da votação no Senado - link da transmissão será compartilhado no Facebook da CNTE

Ao longo do dia todos podem pressionar senadores/as pelo site Na Pressão: https://napressao.org.br/campanha/votafundeb e pelo site Defenda o Fundeb: https://defendaofundeb.com.br

Fonte: CUT

Deixar comentário

Matérias relacionadas