Sindicato de Paranavaí intensifica ações contra “Reestruturação” no Banco do Brasil

Paranavaí/PR

Sindicato de Paranavaí intensifica ações contra “Reestruturação” no Banco do Brasil
Odair, Wendrel e Cidinho, durante entrega de carta com pedido de apoio para a luta contra o fechamento da agência do BB em Porto Rico-PR

Nesta quinta, 28/01, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Paranavaí realizou diversas ações como parte da luta contra as medidas de “Reestruturação” anunciada pelo Banco do Brasil no dia 11/01. Wendrel Minare Vieira, presidente do Sindicato, e Odair Camargo, secretário de Finanças, representaram o Sindicato nas ações desenvolvidas.

A primeira delas foi uma visita ao presidente da Câmara de Vereadores de Porto Rico, Cidinho (PSD-PR). Na oportunidade, os dirigentes entregaram uma carta com pedido de apoio para se evitar o fechamento da agência do Banco do Brasil na quela cidade.

Na sequência, Wendrel e Odair fizeram reuniões com os funcionários do Banco do Brasil de Santa Isabel do Ivaí e das duas agências do BB de Paranavaí. Uma delas, a agência 8056, localizada na Rua Getúlio Vargas, também foi incluída pelo banco na relação de agências que encerrarão suas portas, como parte das medidas de “Reestruturação”.

No pacote de medidas anunciadas pelo BB no dia 11 estão, entre outras, a demissão de até 5 mil funcionários por meio de programas de desligamento voluntário, o fechamento de quase 150 agências, a transformação de mais de 200 agências em postos de atendimento e o rebaixamento salarial de mais de 5 mil ocupantes da função de caixa.

Segundo Wendrel, “o objetivo do contato com o vereador e das reuniões com os funcionários foi destacar que a “reestruturação” anunciada pelo Banco do Brasil nada mais é que a preparação para a privatização do banco. Se isso acontecer, será um enorme prejuízo para os funcionários, para a população, para os municípios e para todo o país”. Wendrel lembrou que “o BB é um banco público fundamental para o Brasil e que, entre outras coisas, é responsável por 60% do financiamento da agricultura brasileira”.

O presidente informou, ainda, que o Sindicato participa das mobilizações nacionais, nesta sexta, 29/01, e prosseguirá com ações que visem reverter ao menos a retirada de direitos dos funcionários e o fechamento das agências de Porto Rico e de Paranavaí (8056).

Leia na íntegra a carta entre à Câmara de Porto Rico e veja as fotos das atividades logo após o texto.

 

Paranavaí - PR, 27 de janeiro de 2021.

À

Câmara de Vereadores de Porto Rico

Senhor Presidente,

O ano de 2021 começou com o anúncio da direção do Banco do Brasil de um plano de reestruturação que prevê o fechamento de agencias e outras unidades, além de um Plano de Demissões Voluntários (PDV) que tem por meta dispensar 5 mil trabalhadores do banco, entre outras medidas que prejudicam os funcionários e o atendimento ao público.

Em Porto Rico, referido plano, prevê o fechamento da agência que é um Banco oficial e único no município, resultará na perda de postos de trabalho e a demissão de trabalhadores terceirizados (Vigilantes e Zeladora).

Lembramos que essas medidas são anunciadas em meio a uma pandemia que cresce a cada dia, na qual o desemprego é uma crueldade que atingirá milhares de bancários e outros trabalhadores que prestam serviços nas agências e outras unidades do banco.

O que está por trás dessas medidas é o desmonte do Banco do Brasil, um banco público que tem um papel histórico no desenvolvimento econômico do país.

A população e o comercio em geral, serão prejudicados de diversas formas com essa reestruturação e o fechamento da agência, uma vez que não contaram mais com os serviços bancários.

Os funcionários do Banco do Brasil não vão aceitar essa arbitrariedade da direção do banco. Estão dispostos a iniciar um calendário de lutas que não descarta a greve como ferramenta para barrar esse ataque ao BB.

Contamos com o apoio da Câmara de Vereadores, do Prefeito e dos Representantes da Região na Câmara Federal, no intuito de evitar o fechamento da agência, bem como se posicionar contra a privatização do Banco do Brasil.

Certos da sua compreensão e atenção, agradecemos antecipadamente.

Wendrel Minare Vieira

Presidente

Fonte: Seeb Paranavaí

Deixar comentário

Matérias relacionadas