Sindicato de Umuarama discutiu a “Reestruturação” do BB com Vereadores de Mariluz

Umuarama/PR

Sindicato de Umuarama discutiu a “Reestruturação” do BB com Vereadores de Mariluz
Marcos Valério, presidente da Câmara Municipal de Mariluz, recebe das mãos de Edilson José Gabriel minuta de Moção de Apelo pela manutenção da agência do BB de Mariluz

Na noite desta segunda, 29/03, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região estiveram reunidos com os vereadores e vereadores da Câmara Municipal de Mariluz. A reunião aconteceu a pedido do Sindicato, com o objetivo de discutir a transformação da agência do Banco do Brasil de Mariluz em Posto de Atendimento. A medida fez parte do plano de “Reestruturação” anunciado pelo Banco do Brasil em 11/01 deste ano e atingiu mais de 200 agências em todo o pais. Além da transformação de agências em postos de atendimento, o BB também fechou mais de 100 agências, demitiu mais de 5 mil funcionários e extinguiu a função de Caixa, rebaixando os salários de mais de 7 mil bancários e bancárias, em todo o Brasil.

O Sindicato foi representado por Edilson José Gabriel, diretor de Imprensa e Comunicação, e Luiz Carlos Fernandes, diretor de Finanças. Edilson e Luiz discorreram sobre as medidas do banco e afirmaram, ao final, que o movimento sindical e os movimentos sociais veem nelas preparativos para a privatização do banco. Segundo os dirigentes, a privatização do Banco do Brasil traria prejuízos para o país, especialmente para a agricultura, uma vez que o BB é responsável por mais de 60% do financiamento da atividade no país.

Depois de responder às perguntas dos vereadores, Edilson entregou um documento ao presidente da Câmara, Marcos Antônio Valério (PTB), resumindo os motivos da visita do Sindicato e solicitando à Câmara de Mariluz que aprove Moção de Apelo pela manutenção da condição de agência para a unidade do Banco do Brasil no município. Leia abaixo a íntegra do documento entregue ao presidente da Câmara e da Minuta de Moção de Apelo sugerida pelo Sindicato.

 

Umuarama, 29 de março de 2021

EXMO. SR.

MARCOS ANTONIO VALÉRIO

MD. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARILUZ

MARILUZ – PR

Ref: PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO DO BANCO DO BRASIL

No dia 11/01 próxima passado, a Diretoria do Banco do Brasil anunciou um programa de “reestruturação” que, entre outras medidas, determinou o desligamento de mais de 5 mil funcionários em todo o país, o fechamento de mais de 100 unidades e a transformação de mais de 200 agências em postos de atendimento, incluindo a agência de Mariluz. Essa mudança tem como principal consequência a perda de autonomia e a subordinação da unidade a uma outra agência (no caso, Goioerê).

Lamentavelmente, concluímos, pelo resultado das medidas, que não se trata de um plano para otimizar o funcionamento do Banco do Brasil, mas na verdade são preparativos para a privatização do banco. Por isso, o movimento sindical e até os movimentos socais têm se posicionado contra esse programa de “reestruturação”. O Banco do Brasil é o financiador de 60% da agricultura brasileira e, quando falamos apenas de agricultura familiar, esse percentual supera os 70%.

Diante desse conjunto de medidas e acreditando que o país precisa de um banco público do porte e com a história do Banco do Brasil, os sindicatos de todo o país têm buscado apoio entre os políticos, para que se somem na luta contra a privatização do Banco do Brasil. Uma luta que não é apenas dos sindicatos, mas de toda a sociedade brasileira.

Assim exposto, vimos à presença de V.Excia. para sugerir uma Moção de Apelo pela manutenção da agência do Banco do Brasil de Mariluz. Em anexo, deixamos uma sugestão de texto, que pode ser modificada e melhorada pelos edis dessa Casa de Leis.

Sem mais, agradecemos antecipadamente sua atenção, nos colocamos à disposição para esclarecimentos e outras informações e apresentamos nossas cordiais

Saudações

WILSON DE SOUZA

Coordenador

 

MOÇÃO DE APELO

Os vereadores do município de Mariluz-PR dirigem a presente Moção aos deputados federais do estado do Paraná, à Presidência do Banco do Brasil e ao Ministério da Economia.

O Banco do Brasil é a maior e mais importante instituição financeira do Brasil e a sua presença, em qualquer município brasileiro, tem significado não apenas econômico e social, mas também simbólico. Para um município, principalmente um município de pequeno porte, como Mariluz, que conta com pouco mais de 10 mil habitantes, de acordo com as estimativas mais recentes do IBGE, ter uma agência do Banco do Brasil, é indicativo de crescimento e desenvolvimento. Sua ausência e, especialmente, sua retirada, indica o oposto disso.

Por isso, o retorno do Banco do Brasil ao município de Mariluz, há pouco mais de dez anos, foi extremamente comemorado. E por isso, a substituição da agência do banco nesta praça por um posto de atendimento está sendo muito lamentada. Embora não signifique a saída do banco de nosso município, essa mudança, além de afetar os negócios, com a perda de autonomia da unidade, mexe até com a autoestima do município.

Prezados Senhores. O Banco do Brasil é o principal financiador da agricultura do Brasil, desde a agricultura familiar até o agronegócio, e não pode ficar ausente nem ser diminuído em um município como o de Mariluz, que tem na agricultura seu principal fator de desenvolvimento econômico e social.

Por isso, através dessa Moção, apelamos às autoridades políticas e à Direção do Banco do Brasil que reveja sua decisão, e não apenas devolva o status de agência à unidade do banco localizada no município de Mariluz, mas invista nesta unidade, com o objetivo de melhorar e ampliar os negócios realizados. O resultado, econômico e social, certamente será bastante positivo para o Banco do Brasil e para a população do município de Mariluz.

Fonte: Seeb Umuarama

Deixar comentário

Matérias relacionadas