Dirigente do Pactu participa de reunião do Funbep

Dirigente do Pactu participa de reunião do Funbep
Nesta quinta-feira, 14/02, em São Paulo, foi realizada uma reunião entre os conselheiros eleitos do Funbep e os membros da diretoria do fundo de pensão, todos nomeados pelo Itaú Unibanco.

Um dos participantes foi Edilson José Gabriel, coordenador do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, representante eleito dos participantes ativos no Conselho Fiscal do Funbep.

A reunião teve como objetivo antecipar aos conselheiros eleitos algumas informações sobre o fechamento do balanço do Funbep correspondente ao ano de 2012. Há um acordo verbal entre os conselheiros e a diretoria de que decisões relevantes que impactem as contas do Funbep sejam comunicadas com tempestividade.

Segundo Edilson, as alterações serão discutidas formalmente na reunião ordinária do Conselho Fiscal, em 18/03/2013, quando as contas do ano de 2012 serão submetidas à aprovação, mas foi possível aprofundar o assunto e dirimir dúvidas sobre as alterações contábeis que serão feitas no Funbep. Ainda segundo Edilson, entre as principais mudanças está a implantação da nova metodologia de provisionamento dos valores relativos a ações trabalhistas com impacto nas contas do Funbep, a antecipação da reavaliação do valor dos investimentos em imóveis, e a reclassificação dos títulos públicos, com apropriação contábil de sua valorização no mercado, e a principal medida e de maior impacto, a redução da meta atuarial de IGPM + 5,5% para IGPM + 4,5%.

Edilson também informou que ainda não é possível dar um parecer final sobre os temas abordados, mas a realização da reunião foi uma prova do respeito conquistado pelos dirigentes eleitos no decorrer dos últimos anos, nas suas relações com os representados da patrocinadora da fundação.

Também participou da reunião José Altair Monteiro Sampaio, dirigente da Fetec-CUT/PR, em Curitiba, representante dos participantes ativos no Conselho Deliberativo do Funbep. Durante a reunião Altair apresentou importantes questionamentos sobre as medidas, uma delas no sentido de proteger os interesses dos optantes pelo BPD (benefício proporcional diferido, ou vesting).

Fonte: Pactu

Deixar comentário

Matérias relacionadas