Sindicatos do Pactu participam de Projeto Piloto da UNI Américas e Contraf-CUT
PACTU
Dirigentes dos sindicatos do Pactu (Paranavaí, Campo Mourão, Toledo, Umuarama e Guarapuava) participam, desde o dia 07/02, de um importante curso de formação, sobre organização sindical. O curso é um projeto piloto, promovido pela UNI Américas - braço continental da UNI Global Union, maior sindicato mundial do setor de serviços - em parceria com a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro). Os sindicatos filiados à Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) são os primeiros a participarem do curso em todo o Brasil. O principal objetivo do curso é ampliar a qualificação dos dirigentes participantes para o ação sindical no local de trabalho.
O curso teve início no dia 07/02 e contou com aulas diárias desde aquela data, que prosseguem até o dia 18/02, próxima sexta-feira. Após o encerramento das aulas teóricas, haverá aulas práticas e reuniões semanais de avaliação até o dia 22/04. Por causa da pandemia do coronavírus, as atividades presenciais que estavam previstas para esta semana foram convertidas em videoconferências. O monitor do curso é Peter Kuhns, assessor da UNI Global para a América Latina.
Nivalda Sguissardi, coordenadora dos sindicatos do Pactu e secretária geral do Sindicato dos Bancárias de Campo Mourão, enfatizou a importância da atividade para a organização dos sindicatos: “A essência da atividade sindical é contato com o trabalhador em seu local de trabalho. Essa já é uma tradição dos sindicatos do Pactu e da maioria dos sindicatos ligados à Contraf-CUT em todo o Brasil. O curso vai nos ajudar a aprimorar e ampliar a atuação de nossos sindicatos, com vistas às mudanças nas possibilidades de representação dos trabalhadores com as quais vamos nos deparar nos próximos anos”, concluiu a dirigente.
Deixar comentário