Sindicatos do Pactu participaram de reunião da Direção da Fetec-PR

PACTU

Sindicatos do Pactu participaram de reunião da Direção da Fetec-PR

Nesta terça, 29/03, a Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Paraná), realizou, por meio de videoconferência, uma reunião ampliada de sua Direção Estadual. A Fetec-PR reúne os sindicatos de bancários filiados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) no estado do Paraná, incluindo os cinco sindicatos que formam a Regional Pactu – Paranavaí, Campo Mourão, Toledo, Umuarama e Guarapuava.

A reunião contou com a participação de quase cem dirigentes sindicais bancários e bancárias, foi coordenada pelo presidente da Fetec-PR, Deonisio Venceslau Schmidt, e discutiu assuntos importantes para a organização da categoria e da federação cutista do Paraná.

O primeiro assunto da reunião ampliada foi a Consulta que será utilizada para identificar as prioridades da categoria para as negociações, durante a Campanha Nacional de 2022. Os dirigentes definiram o formato e o conteúdo da Consulta, que deverá chegar aos locais de trabalho já nos próximo dias.

Outro assunto discutido na reunião foi o impacto das Medidas Provisórias (MPs) 1108 e 1109 na categoria bancária. Estas MPs regulamentam o teletrabalho e introduzem, na legislação brasileira, a possibilidade de remuneração dos trabalhadores e trabalhadoras por tarefa (ou empreita). Este tema contou com a assessoria do advogado Rubens Bordinhão, que apontou os retrocessos e os riscos para os bancários e bancárias e para toda a classe trabalhadora, contidos nas MPs, caso elas sejam aprovadas.

Por último, a reunião da Fetec-PR referendou simbolicamente o Protocolo de Prevenção e Ação em Casos de Discriminação, Assédio e Violência por Razões de Gênero, importante documento, já aprovado e implementado pela CUT Nacional e CUT-PR. Este protocolo tem o objetivo de erradicar todo e qualquer tipo de ato discriminatório, em todos os fóruns de entidades sindicais vinculadas à Central Única dos Trabalhadores. Eunice Tieko Miyamoto, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PR, conduziu o tema, com participação de vários convidados e convidadas, que se pronunciaram sobre a discriminação a que são submetidos trabalhadores e trabalhadoras idosos e idosas, negros e negras, com deficiência e LGBTQIA+.

Fonte: Pactu

Deixar comentário

Matérias relacionadas